Manifesto

Manifesto do Movimento Não Pagamos! 


O Movimento Não Pagamos! é um movimento cívico que resultou do debate de ideias de um grupo de jovens, que decidiu juntar-se e fundar este movimento por  entender que é necessário haver uma voz que defenda o não pagamento da dívida pública, recusando qualquer reestruturação ou renegociação da mesma.



O Movimento Não Pagamos! considera que esta dívida é Injusta, Imoral e Ilegal, uma vez que foi contraída sem aprovação e conhecimento do Povo português, prejudicando as gerações presentes e futuras. Só o Não Pagamento da dívida permitirá que Portugal restaure a sua Autonomia e o seu caminho de Independência.

O Movimento Não Pagamos! entende que a questão da dívida é o ponto fulcral da situação socioeconómica actual em Portugal, uma vez que é a "desculpa" utilizada para aplicar todas as medidas de austeridade que deixam os portugueses cada vez mais pobres. Contudo permanecem questões por responder: quanto devemos? a quem devemos? quem tomou as decisões que criaram a dívida? que aconteceu ao dinheiro dos nossos impostos? o que está a ser feito com o dinheiro que estamos a pedir emprestado?
 
Com o intuito de fugir às questões mais pertinentes, aos portugueses são impostas algumas ideias todos os dias das mais variadas formas: que andaram a viver acima das suas possibilidades; de que o pagamento da dívida é inevitável; a dívida é de todos; ou que o seu incumprimento trará algo de catastrófico. Este movimento entende que estes preconceitos têm de ser combatidos, pois todos os caminhos que não recusem o pagamento da dívida, esses sim, são catastróficos.

A dívida tem de ser paga por quem a contraiu! E não foi o povo português!
 
O Movimento Não Pagamos! recusa a politica do medo, da resignação e da indiferença, pois foi essa atitude que nos colocou na situação actual. São necessárias alternativas de luta, com objectivos claros, de resposta à crise provocada pelas medidas autoritárias tomadas pelos sucessivos governos e classe politica fantoche que defende os seus próprios interesses e não o interesse do Povo. A resposta aos ataques violentos de que temos sido alvo deve ser vigorosa e corajosa, e ao lado de todos aqueles que se identificam com os objectivos do Movimento Não Pagamos!
 

Objectivos do Movimento:
(Os Objectivos do Movimento estão desenvolvidos aqui)

- Defender o Não Pagamento da divida;

- Lutar activamente contra um ciclo vicioso de austeridade/ subdesenvolvimento e todas as medidas que são impostas aos portugueses em nome de uma dívida que não é nossa;

- Esclarecer os portugueses sobre a verdadeira natureza da dívida, e todas as medidas que os estão a empobrecer;

-Apelar aos portugueses à união em torno da rejeição da dívida, da luta contra as medidas de austeridade, em nome de uma verdadeira Democracia;

- Apoiar todos os que estão sofrer directa ou indirectamente com a austeridade imposta;

- Combater as desigualdades sociais;

- Promover soluções alternativas para o desenvolvimento do país