quarta-feira, 11 de julho de 2012

Greve dos Médicos


O Movimento Não Pagamos! apoia a Greve dos Médicos, pela salvaguarda do SNS!

Não podemos apostar num sistema de saúde ao qual só tem acesso quem pode pagar!

Todos os utentes lesados pela greve devem dirigir a sua revolta ao Ministro da Saúde que há meses recusa debater seriamente as reivindicações dos médicos e insiste em implementar um sistema de saúde "privativista".



in  http://medicosunidos.org/greve/









"Os Médicos vão fazer greve nacional dia 11 e 12 de Julho.

Mas porquê?

Em primeiro lugar, porque acima de qualquer outro interesse defendemos um SISTEMA DE SAÚDE DE QUALIDADE feito por profissionais qualificados e baseado num acesso justo para todos os doentes.

Porque defendemos as CARREIRAS MÉDICAS estruturadas, abertas a todos os médicos e baseadas no mérito e na competência.

Porque defendemos a aplicação de uma GRELHA SALARIAL única para todos os médicos, adaptada ao grau de exigência da profissão e aplicadas às Carreiras Médicas.

Porque rejeitamos a MERCANTALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS e o conceito de comercialização dos recursos humanos médicos. A contratação dos profissionais deve ser feita através de concursos públicos transparentes promovidos pelos Hospitais e Centros de Saúde.

Porque estamos cansado de esperar pela definição clara e inequívoca de um ACTO MÉDICO que especifique quais as competências técnicas dos médicos.

Porque defendemos uma FORMAÇÃO MÉDICA EXIGENTE estruturada pela Ordem dos Médicos conjuntamente com os Colégios das Especialidades. Rejeito interferências da tutela ministerial que visam a poupança exclusiva em detrimento da qualidade formativa.

Finalmente, fazemos greve a 11 e 12/07 porque acreditamos que esta oportunidade de UNIÃO e MOBILIZAÇÃO dos médicos servirá para influenciar a política na área da saúde. Acreditamos que os médicos têm de defender activamente as suas causas e contestar as más decisões que têm sido tomadas.
Acreditamos que ainda temos um papel importante a defender e esse tem de ser reforçado.

Dia 11 e 12 estaremos a fazer GREVE, dia 11 pelas 15h estaremos em FRENTE AO MINISTÉRIO com a braçadeira preta, no meio de milhares de colegas que irão exigir a dignificação da nossa carreira e a defender o SNS!!!"

3 comentários:

  1. NÃO CONCORDO COM ALGUMAS COISAS,MAS O QUE FEZ VOCÊS ADERIREM À GREVE DE VERDADE NÃO FOI O QUE ESTÁ AQUI ESCRITO NESTE MEMORANDO, MAS SIM PORQUE O GOVERNO LHES CORTOU OS SUBSÍDIOS E ALEM DISSO LHES FEZ OU VAI FAZER CORTES NAS HORAS EXTRAORDINÁRIAS NAS URGÊNCIAS AO QUAL PELO QUE OUVI DIZER OS SENHORES MÉDICOS AUFEREM 80 EUROS POR HORA.A SER VERDADE ESTA GREVE NÃO TÊM RAZÃO DE SER E MUITO MENOS ESTAREM A FALAR DELA EM DEFESA DO SNS. SE FOR ESTE O CASO O MINISTRO DA SAÚDE TEM TODO O MEU APOIO.

    ResponderEliminar
  2. PORQUE É QUE OS MÉDICOS UMA VEZ QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM SAÚDE PARA TODOS, TAMBÉM DEVERIAM PREOCUPAREM-SE ADSE PARA TODOS ASSIM SIM HAVERIA IGUALDADE DE DIREITOS SOCIAIS PARA TODOS,QUE É O QUE DIZ O ARTIGO 13º DA CONSTITUIÇÃO.

    ResponderEliminar
  3. Caro Júlio, o Movimento Não Pagamos! apoia a greve dos médicos pelo que está descrito neste memorando.

    E este memorando é o que orienta as reivindicações dos médicos, o que pode comprovar no seguinte link:

    http://medicosunidos.org/greve/


    Além disso, o Movimento Não Pagamos não contesta qualquer reivindicação baseando-se no que os profissionais recebem. Ou seja, a nossa posição não é, nem nunca será, que quem recebe muito não pode contestar ou lutar pelos seus direitos.

    Na nossa visão o problema não são os bons ordenados, mas sim os maus ordenados.

    Claro que não apoiamos os chorudos ordenados que se formam através da exploração dos trabalhadores. O que não é o caso dos médicos.

    Além disso, tal como pode ler pelo memorando, está muito equivocado. A maioria dos médicos dos hospitais recebe menos de 2000 euros líquidos por mês, valor muito longe dos 80 euros/hora de que fala...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário!