sábado, 21 de abril de 2012

Resumo do 1º Encontro do MNP!

O 1º Encontro do Movimento Não Pagamos! decorreu esta tarde em Lisboa com o principal objectivo de apresentar as pessoas que iniciaram este Movimento, as suas ideias e acções até à data. Foi este o ponto inicial do Encontro, seguindo-se outras intervenções dos presentes, tendo como temas principais a questão do Não Pagamento da dívida como tema central da actualidade politica e a forma como está a ser utilizada para a implementação de medidas de austeridade que não serão temporárias, mas de carácter permanente, de como são exemplos as alterações no Código de Trabalho ou nas regras do subsidio de desemprego.

Foi ainda discutido o papel do Movimento Não Pagamos! no esclarecimento das pessoas acerca das razões que estão na base desta divida, e na forma como deve ser feita a apresentação de soluções alternativas, dado que este é também um dos objectivos do MNP!

Foram discutidas outras formas de acção, como por exemplo a execução de requerimentos ao Governo ou a instituições públicas de forma a serem pedidos esclarecimentos sobre a utilização do dinheiro dos portugueses, e em particular como são gastos os milhões de euros que fazem parte do pacote de "ajuda" a Portugal "dados" pela Troika.

A coordenação do Movimento Não Pagamos! com outros movimentos/plataformas foi também abordado, tendo sido definido que é necessária e desejável uma aproximação prioritária a organizações que defendam também o Não Pagamento da dívida de forma a podermos cooperar no futuro.

Ficou ainda definido que o Movimento Não Pagamos! deverá participar nas manifestações que estão a ser organizadas para o 25 de Abril, através da utilização de cartazes, e que na manifestação global de 12 de Maio deverá ser elaborada uma faixa que defenda o Não Pagamento da divida.

O Movimento Não Pagamos! agradece a participação dos presentes e espera contar com a vossa colaboração para as lutas que se seguem.


3 comentários:

  1. Não pagamos uma dívida que terá que ser considerada como 'Dívida Odiosa'!
    Para tal, terá que ser realizada uma auditoria a essas trocas fraudulentas de dinheiro.
    O povo está a acordar !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Candidat@s a politicopartidários não brinquem connosco e vão à raiz do problema ou seja sejam radicais...
      Acreditar que neste país uma auditoria a uma dívida que não temos e que os políticos governates fizeram teria algum resultado válido ou justo é no mínimo anedótica e ainda assim preferimos a fábula do Pai Natal...
      Demagogia e vaidades à parte ou criar pseudo movimentos para enfraquecer os já existentes ou dividir mesmo que não seja a mando de qualquer partido é um ato ignóbil e que a história julgará.
      Vamos deixar sim se ser representados e governad@s.
      VAMOS FAZER PELAS NOSSAS MÃOS TUDO O QUE NOS DIZ RESPEITO!
      SEM GOVERNOS, ESTADO, IGREJA OU PATRÃO: EM AUTOGESTÃO!

      Eliminar
  2. Caríssimos,

    Não criamos nenhum movimento para enfraquecer os existentes. Este movimento foi criado com um objectivo muito claro: defender o não pagamento da dívida porque não foi criada pelos trabalhadores, nem em seu benefício.

    Não estamos a mando de qualquer partido, ao contrário de outros movimentos que se dizem apartidários.

    Não vamos na conversa de movimentos apolíticos, porque entendemos que a política é feita por todos os cidadãos, todos os dias, desde os debates em assembleias, às conversas de elevador.

    Temos consciencia que muitos dos partidos (nomeadamente de esquerda) apostam na ambiguidade da sua posição para poderem atirar areia para os olhos dos cidadãos.

    Acreditamos num sistema democrático e verdadeiro, e é por isso que lutamos.

    Entendemos que o actual sistema é uma pseudo-democracia, em que fazem acreditar os cidadãos que elegem livremente os seus representantes, e estes fazem um trabalho sério e competente...

    Que raio de democracia é esta em que o Estado apoia mais quem já tem mais meios e conseguiu mais votos?

    Que raio de democracia é esta em que é aplicado do metodo de d'hont que só favorece os principais partidos?

    Que raio de democracia é esta em que o Tribunal Constitucional é formado por juízes indicados pelos principais partidos da AR?

    Que raio de democracia é esta em que são só apresentadas 5 soluções nas eleições, havendo uma clara censura para outra qualquer alternativa?

    E poderiamos contiuar,...

    O nosso movimento tem uma posição diferente da vossa. Nomeadamente quanto ao "sem governo". Entendemos que é preciso um Governo, mas que tem de ser VERDADEIRAMENTE transparente e passivel de ser demitido por quem o elegeu.

    Mas temos muito mais em comum, do que divergente. Sejamos radicais!!
    Se o Governo teima em fazer-se de surdo, temos de subir de tom!

    E unidos, seremos mais fortes!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário!