quinta-feira, 8 de março de 2012

A verdade sobre a privatização da TAP

 by http://diretodapista.blogspot.com/




Este texto pretende desmistificar algumas ideias que existem quanto à TAP, que nascem de rumores ou opiniões menos esclarecidas, numa altura em que se fala na privatização da maior companhia aérea portuguesa.

Assim sendo, vamos esclarecer alguns pontos:

1- A TAP não é um buraco financeiro!

Antes de mais é preciso salientar que desde 1994 que o Estado não pode injectar dinheiro em qualquer companhia aérea, pelo que a TAP não vive à conta de todos os contribuintes!
O lucro que da TAP (vôos e manutenção) é absorvido pelos prejuízos das empresas que a TAP assumiu ao comprar a falida empresa brasileira de manutenção de aviões VEM (que pertencia à companhia brasileira VARIG), agora TAP Manutenção e Engenharia Brasil.
Ou seja, a TAP tem à sua frente Fernando Pinto, o gestor público mais bem pago (cerca de 420 mil euros/ano), que fez com que a TAP comprasse um "BPN da aviação", e portanto impede o grupo de ter lucro.

A privatização da TAP significa vender-se a preço de saldo uma empresa preponderante na economia do país, e que se bem gerida pode ser rentável!

2- A TAP tem um papel fundamental na estratégica macro-económica do país!


A TAP é a maior exportadora nacional, e desempenha um papel muito importante no fluxo de pessoas e mercadorias na economia nacional.

Colocar a TAP nas mãos de capitais privados significa tirar de Portugal um dos mais importantes meios de transporte. Hoje, aponta-se como principal candidato o grupo IAG, que nasceu da fusão entre a British Airways e a Iberia. Isto significa que Lisboa pode deixar de servir de base entre a Europa e a América do Sul ou África. Os interesses privados vão colocar-se à frente dos interesses nacionais.

Levanta-se a questão: Vamos passar a ter de ir a Madrid para seguir para destinos na América do Sul ou África? Só aumentaria custos de passageiros e mercadorias.

A privatização da TAP significa que Portugal abdica de uma "empresa de bandeira", considerada em Dezembro de 2011 a melhor companhia aérea da Europa.

A privatização da TAP vem prejudiar as relações com os países lusófonos, e com os emigrantes que ascendem a 5 milhões pelo mundo fora.


3- Os trabalhadores da TAP não são a administração da companhia!

Muito se confunde a administração da TAP com os seus trabalhadores, que ascendem a 13 mil . A opinião pública é intoxicada com ideias de que os trabalhadores da TAP recebem todos ordenados estratósfericos, e é preciso desfazer este mito.

Os prórpios trabalhadores da TAP criticam os salários exorbitantes da sua admnistração (já em 2009)

As tripulações foram reduzidas, pelo que os comissários e assistentes de bordo estão a trabalhar mais.

As tripulações estão a fazer vôos que excedem os limites horários previstos no AE, o que põe em causa a segurança dos passageiros.

Os salários dos trabalhadores da TAP já foram reduzidos em Março de 2011, tal como os dos funcionários públicos.

Ora, é preciso salientar que nas empresas como a TAP as caracteríticas de empresa privada ou pública são evocadas em função do que dá jeito ao Governo ou Administração, por exemplo: na redução de salários,  os trabalhadores são considerados função pública e levaram os cortes de Março de 2011, contudo não têm direito a ADSE.

E se por um lado, os funcionários da TAP viram os seus ordenados reduzidos logo em Março de 2011, por outro, a despesa com as remunerações do conselho de administração executivo da TAP ascenderam a 1,82 milhões (em 2008).

Mais um exemplo de uma Administração que vive à grande à custa da empresa, mas depois quando a empresa está em dificuldades, cortam nos funcionários.
E, numa altura em que se distutem salários de funcionários sabe-se que a Administração da TAP vai poder manter vencimentos.

Ou seja, mais um exemplo de quem paga a crise: não é a administração que tomou decisões ruínosas (como a compra da VEM), mas são os trabalhadores que veêm os seus direitos e salários reduzidos, e simultaneamente aumentos na carga e horário de trabalho.

A privatização da TAP significa que os seus trabalhadores vão sofrer despedimentos e cortes salariais.


Por todas estas razões: ESTAMOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TAP!

10 comentários:

  1. Só faltou dizer o quanto custa por ano a manutenção do buraco ex VEM dai os subsidios de ferias e natal deste ano serem para colmatar mais uma vez um buraco onde foi investido na formação e claro com carteiras profissionais os tecnicos piraram-se, e por cá em PT com os cortes nos subsidios muitos seguem o exemplo, perdendo-se assim bons profissionais que mantem a segurança da boa aeronavegabilidade da frota da companhia que em 10 anos duplicou mas o numero de TMA manteve-se

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    1. Boa tarde,

      Não escrevemos os valores a que tivémos acesso para não transformar este texto numa dissertação enfadonha de ler...

      Mas num dos links estão os números a que acedemos:

      http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/tap-lucros-resultados-aviacao-lucros-tap-agencia-financeira/1236955-1728.html

      Sempre que achar oportuno, pode contribuir com mais informação.

      Encarregaremo-nos de divulgar todas e quaisquer medidas que oprimam trabalhadores em nome de uma dívida que não é nossa!

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    2. Técnico em Manutenção Aeronáutica

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  2. INTERESSANTE,ainda não consegui entender.Vivem dizendo que a compra da VEM trouxe grande prejuízo para a TAP no entanto várias empresas mostraram interesse em comprar a VEM,entre elas a EMIRATES que é sabidamente uma empresa com muito dinheiro,no entanto os Portugueses não quiseram vendê-la na totalidade queriam que os Árabes comprassem apenas 49% coisa que eles não aceitaram,claro. Se a VEM não é rentável,se só traz prejuízo para Portugal, então por que ainda não a venderam? Alguém sabe me explicar? Obrigado.

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    1. TVI porque ninguém a quer!

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    2. Vender só se for as instalações por que o resto pode ser acabado só não o foi porque há interesses por trás, para não falar da falta de experiência e má conduta profissional dos trabalhadores da TAP ME Brasil que prestam um mau serviço aos clientes que se arranjam para não passarem o tempo a dormir e mesmo assim os prazos não são cumpridos ou espetam com aviões nas árvores ou coisas piores como vemos

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  3. Caro Francisco,

    A VEM trouxe um grande prejuízo à TAP. Não somos nós que o dizemos, são os números e o próprio Presidente da TAP:

    "O presidente da TAP admitiu ainda que os resultados do grupo, no seu conjunto, poderão não atingir lucros, ou seja, a empresa deverá ser penalizada pelos resultados da Groundforce e da Manutenção e Engenharia Brasil."

    como pode ler aqui:

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/tap-lucros-resultados-aviacao-lucros-tap-agencia-financeira/1236955-1728.html


    Agora, levanta um questão bastante pertinente: "porque foi comprada a VEM e porque não é vendida?".

    Nós temos a mesma interrogação! Serão interesses financeiros?! Serão trocas de favores?! Estará algum interesse privado/pessoal a ser posto à frente do interesse da TAP e/ou Portugal?

    Pois não sabemos... O que sabemos é que se justifica o ordenado do sr. Fernando Pinto (420 mil euros/ano) mais prémios e comissões, pelo seu suposto excelente desempenho... Mas o que se sabe é que com a chegada do eng. Fernando Pinto à TAP em 2000, de 77 milhões de capitais próprios positivos para cerca de 400 milhões em 2011... mas negativos

    Pode ver este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=s9MhWNbysYY

    ou esta entrevista:

    http://mobile.economico.pt/noticias/o-dinheiro-retirado-ao-salario-dos-trabalhadores-vai-para-tapar-buracos_128760.html

    Para tentar perceber mais sobre o tema...

    Agradecemos a sua questão! E esperamos conseguir, um dia, justificar este negócio tão desastroso!

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  4. A Compra da VEM teve como base negocial uma troca, mais uma vez a TAP é usada como ferramenta do estado, sem dele nada receber... a Troca consistia em, a TAP comprava a VEM evitando assim 3000, ou mais, despedimentos no Brasil, e em troca o estado brasileiro "permitia"/"facilitava" a entrada no mercado brasileiro de um empresa de cimentos e de outra de telecomunicações!! mais uma vez a TAP é visada em nome de um pais que há muito não só não a ajuda mas ainda lhe mete o pé em cima para a afundar mais!!!

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  5. Isso é a "CORJA" a trabalhar... uma vergonha este país à beira mar plantado!!!!

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