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Este texto pretende desmistificar algumas ideias que existem quanto à TAP, que nascem de rumores ou opiniões menos esclarecidas, numa altura em que se fala na privatização da maior companhia aérea portuguesa.
Assim sendo, vamos esclarecer alguns pontos:
1- A TAP não é um buraco financeiro!
Antes de mais é preciso salientar que desde 1994 que o Estado não pode injectar dinheiro em qualquer companhia aérea, pelo que a TAP não vive à conta de todos os contribuintes!
O lucro que da TAP (vôos e manutenção) é absorvido pelos prejuízos das empresas que a TAP assumiu ao comprar a falida empresa brasileira de manutenção de aviões VEM (que pertencia à companhia brasileira VARIG), agora TAP Manutenção e Engenharia Brasil.
Ou seja, a TAP tem à sua frente Fernando Pinto, o gestor público mais bem pago (cerca de 420 mil euros/ano), que fez com que a TAP comprasse um "BPN da aviação", e portanto impede o grupo de ter lucro.
A privatização da TAP significa vender-se a preço de saldo uma empresa preponderante na economia do país, e que se bem gerida pode ser rentável!
2- A TAP tem um papel fundamental na estratégica macro-económica do país!
A TAP é a maior exportadora nacional, e desempenha um papel muito importante no fluxo de pessoas e mercadorias na economia nacional.
Colocar a TAP nas mãos de capitais privados significa tirar de Portugal um dos mais importantes meios de transporte. Hoje, aponta-se como principal candidato o grupo IAG, que nasceu da fusão entre a British Airways e a Iberia. Isto significa que Lisboa pode deixar de servir de base entre a Europa e a América do Sul ou África. Os interesses privados vão colocar-se à frente dos interesses nacionais.
Levanta-se a questão: Vamos passar a ter de ir a Madrid para seguir para destinos na América do Sul ou África? Só aumentaria custos de passageiros e mercadorias.
A privatização da TAP significa que Portugal abdica de uma "empresa de bandeira", considerada em Dezembro de 2011 a melhor companhia aérea da Europa.
A privatização da TAP vem prejudiar as relações com os países lusófonos, e com os emigrantes que ascendem a 5 milhões pelo mundo fora.
3- Os trabalhadores da TAP não são a administração da companhia!
Muito se confunde a administração da TAP com os seus trabalhadores, que ascendem a 13 mil . A opinião pública é intoxicada com ideias de que os trabalhadores da TAP recebem todos ordenados estratósfericos, e é preciso desfazer este mito.
Os prórpios trabalhadores da TAP criticam os salários exorbitantes da sua admnistração (já em 2009)
As tripulações foram reduzidas, pelo que os comissários e assistentes de bordo estão a trabalhar mais.
As tripulações estão a fazer vôos que excedem os limites horários previstos no AE, o que põe em causa a segurança dos passageiros.
Os salários dos trabalhadores da TAP já foram reduzidos em Março de 2011, tal como os dos funcionários públicos.
Ora, é preciso salientar que nas empresas como a TAP as caracteríticas de empresa privada ou pública são evocadas em função do que dá jeito ao Governo ou Administração, por exemplo: na redução de salários, os trabalhadores são considerados função pública e levaram os cortes de Março de 2011, contudo não têm direito a ADSE.
E se por um lado, os funcionários da TAP viram os seus ordenados reduzidos logo em Março de 2011, por outro, a despesa com as remunerações do conselho de administração executivo da TAP ascenderam a 1,82 milhões (em 2008).
Mais um exemplo de uma Administração que vive à grande à custa da empresa, mas depois quando a empresa está em dificuldades, cortam nos funcionários.
E, numa altura em que se distutem salários de funcionários sabe-se que a Administração da TAP vai poder manter vencimentos.
Ou seja, mais um exemplo de quem paga a crise: não é a administração que tomou decisões ruínosas (como a compra da VEM), mas são os trabalhadores que veêm os seus direitos e salários reduzidos, e simultaneamente aumentos na carga e horário de trabalho.
A privatização da TAP significa que os seus trabalhadores vão sofrer despedimentos e cortes salariais.
Por todas estas razões: ESTAMOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TAP!
Só faltou dizer o quanto custa por ano a manutenção do buraco ex VEM dai os subsidios de ferias e natal deste ano serem para colmatar mais uma vez um buraco onde foi investido na formação e claro com carteiras profissionais os tecnicos piraram-se, e por cá em PT com os cortes nos subsidios muitos seguem o exemplo, perdendo-se assim bons profissionais que mantem a segurança da boa aeronavegabilidade da frota da companhia que em 10 anos duplicou mas o numero de TMA manteve-se
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarNão escrevemos os valores a que tivémos acesso para não transformar este texto numa dissertação enfadonha de ler...
Mas num dos links estão os números a que acedemos:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/tap-lucros-resultados-aviacao-lucros-tap-agencia-financeira/1236955-1728.html
Sempre que achar oportuno, pode contribuir com mais informação.
Encarregaremo-nos de divulgar todas e quaisquer medidas que oprimam trabalhadores em nome de uma dívida que não é nossa!
TMA ?
EliminarTécnico em Manutenção Aeronáutica
EliminarINTERESSANTE,ainda não consegui entender.Vivem dizendo que a compra da VEM trouxe grande prejuízo para a TAP no entanto várias empresas mostraram interesse em comprar a VEM,entre elas a EMIRATES que é sabidamente uma empresa com muito dinheiro,no entanto os Portugueses não quiseram vendê-la na totalidade queriam que os Árabes comprassem apenas 49% coisa que eles não aceitaram,claro. Se a VEM não é rentável,se só traz prejuízo para Portugal, então por que ainda não a venderam? Alguém sabe me explicar? Obrigado.
ResponderEliminarTVI porque ninguém a quer!
EliminarVender só se for as instalações por que o resto pode ser acabado só não o foi porque há interesses por trás, para não falar da falta de experiência e má conduta profissional dos trabalhadores da TAP ME Brasil que prestam um mau serviço aos clientes que se arranjam para não passarem o tempo a dormir e mesmo assim os prazos não são cumpridos ou espetam com aviões nas árvores ou coisas piores como vemos
EliminarCaro Francisco,
ResponderEliminarA VEM trouxe um grande prejuízo à TAP. Não somos nós que o dizemos, são os números e o próprio Presidente da TAP:
"O presidente da TAP admitiu ainda que os resultados do grupo, no seu conjunto, poderão não atingir lucros, ou seja, a empresa deverá ser penalizada pelos resultados da Groundforce e da Manutenção e Engenharia Brasil."
como pode ler aqui:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/tap-lucros-resultados-aviacao-lucros-tap-agencia-financeira/1236955-1728.html
Agora, levanta um questão bastante pertinente: "porque foi comprada a VEM e porque não é vendida?".
Nós temos a mesma interrogação! Serão interesses financeiros?! Serão trocas de favores?! Estará algum interesse privado/pessoal a ser posto à frente do interesse da TAP e/ou Portugal?
Pois não sabemos... O que sabemos é que se justifica o ordenado do sr. Fernando Pinto (420 mil euros/ano) mais prémios e comissões, pelo seu suposto excelente desempenho... Mas o que se sabe é que com a chegada do eng. Fernando Pinto à TAP em 2000, de 77 milhões de capitais próprios positivos para cerca de 400 milhões em 2011... mas negativos
Pode ver este video:
http://www.youtube.com/watch?v=s9MhWNbysYY
ou esta entrevista:
http://mobile.economico.pt/noticias/o-dinheiro-retirado-ao-salario-dos-trabalhadores-vai-para-tapar-buracos_128760.html
Para tentar perceber mais sobre o tema...
Agradecemos a sua questão! E esperamos conseguir, um dia, justificar este negócio tão desastroso!
A Compra da VEM teve como base negocial uma troca, mais uma vez a TAP é usada como ferramenta do estado, sem dele nada receber... a Troca consistia em, a TAP comprava a VEM evitando assim 3000, ou mais, despedimentos no Brasil, e em troca o estado brasileiro "permitia"/"facilitava" a entrada no mercado brasileiro de um empresa de cimentos e de outra de telecomunicações!! mais uma vez a TAP é visada em nome de um pais que há muito não só não a ajuda mas ainda lhe mete o pé em cima para a afundar mais!!!
ResponderEliminarIsso é a "CORJA" a trabalhar... uma vergonha este país à beira mar plantado!!!!
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